segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Os Inkisis do Candomblé de Angola

Angorô
Também chamada de Hongolo, Hongolo Meia / Menha, deusa das águas doces e do arco-íris. É popularmente conhecida, como Angoro ou Angoroméa, associada a Oxumaré, que é cultuada no candomblé ketu. Por conta dessa aproximação que as pessoas fazem, Hongolo Meia é do sexo feminino. Sua saudação é: Ngana'Kalabasa – Angoro Lê! (Senhor do Arco Íris – Angoro, Hoje!)

Dandaluna
Conhecido é Ndanda Lunda ou Dandalunda / Kissimbi, divindade da água potável e que atua no brotar das raízes. Esta divindade sempre causou uma polêmica, porque uma boa parte dos estudiosos, como Bastide e Prandi, a associa a Iemanjá do rito ketu, enquanto a maioria dos pais/mães-de-santo a aproxima de Oxum. É mais provável que Kissimbi seja uma divindade das águas doces, como a Oxum do candomblé ketu. Seus filhos a saúdam: Mametu Maza Muzenza – “Kissimbi E”! (Oh, Mãe da água doce – Kissimbi Ê!). Saudação: Pêmbele !!

Gangazumba
Nzumba (Zumbaranda, ou ainda Ngangazumba), é a divindade que atua sobre o eclipse e as águas turvas dos pântanos, e está associada a Nanã Buruku. Os fiéis a saúdam: Mametu Ixi Onoká – Zumbarandá (Mãe da Terra Molhada, Zumbarandá!

Gogombira
Tere-Kompenso/Teleku Mpensu ou Ngongobila/Gongobira, divindade protetora dos
pescadores e caçadores. Em alguns terreiros ele está associado a Logun Edé do ketu. Sua saudação é: Mutoni kamona tere Kompenso – Muanza E! Kumenekena !! (Pescador menino Tere-Kompenso – Rio Ê!)

Inkosi
Inkosi, Nkosi/Hosi, em alguns lugares também é chamado de Mukumbi, Ngangula, Xauê. Deus da Guerra é uma divindade ligada à agricultura e protetora dos ferreiros. Alguns sacerdotes associam esse nkisi a Ogum. No entanto, não se furtam de saudá-lo por: Iuna Kubanga Mu Etu – Nkosi, Enengê!! (Aquele que briga por Nós Nkosi E)

Katendê
Katende/Mpanzu, divindade ligada aos encantos, segundo alguns sacerdotes, não se deve invocar Katendê, na língua kimbundu, e Mpanzu, na língua kikongo, porque eles não atenderão. Está associado a Ossain, divindade das folhas no candomblé ketu, embora alguns estudiosos, como Bastide e Carneiro, o aproxime de Irocô (outra divindade do candomblé ketu). Seja como for, os fiéis sempre o saúdam dessa maneira: Kisaba Kiasambuka – Katende! Ulamba!! (Folha Sagrada)

Kavungo
Kavungu, Kingongo, Insumbo/Nsumbo/Nsambo, deus protetor das pestes e doenças, e que também atua na sorte, está associado a Obaluaiê/Omulu da nação ketu. Seus filhos saúdam-no por: Tatetu Mateba Sakula Oiza – “Dixibe”! O Pai da Ráfia está chegando – Silêncio! Também conhecido em algumas regiões por Ntoto, divindade ligada à terra, não encontramos equivalente em outras nações,

Kianda
As sereias são chamadas de Kianda. Quando grafada com letra maiúscula, refere-se à seria de água salgada, a mais poderosa das kiandas, cujos caprichos ospescadores procuram aplacar com oferendas. É equivalente a Iemanjá do candomblé de kêtu. Saudação: Kiuá !!

Lemba Furaman
Talvez a mais importante divindade do panteão afro-bantu é Lembá ou Lembarenguenganga, que é ligada à fecundidade e é patrona do casamento. É uma divindade feminina e assemelha-se a Oxalá. Sua saudação é: Aximane Ngana Zambi !!

Luango
Conforme alguns sacerdotes, é auxiliar de Nzazi. Porém, para outros sacerdotes, este mesmo inkissi é auxiliar de Vunji. Vunji, deus da Justiça, que atua no nascimento das crianças. Por isso, a maioria dos sacerdotes e sacerdotisas aproximam-no aos Ibeji, que são divindades do panteão ketu. Sua saudação é: Umenekena!!, Vunji Pafundi –Vunji’e! (Vunji feliz – Bem-Vindo!)

Matamba
Divindade guerreira dona da paixão, Matamba é a rainha dos raios, dos ciclones,
furacões, tufões, vendavais. Nkisi do fogo, guerreira e poderosa. Mãe dos vumbi (mortos), guia dos espíritos desencarnados, senhora do cemitério, esta divindade está associada a Yansã na nação ketu. Sua saudação: Néngua’Mavanju – “Kíua Matamba”!(Senhora dos Ventos –Viva Matamba!). Bambulu Sena ou Mbulu Sena ou Mvula ou Bamburucema, divindade atuante nas tempestades e chuvas, pode ser considerada uma qualidade do inkissi Matamba. Já Kaiango ou Kaiong'u é uma divindade ligada aos espíritos e à caça, também da mesma família de Matamba.

Mutalambô
Outro importante nkisi é Mutakalambô, que é o deus da caça. Na mesma família temos
Kabila, que é a divindade protetora dos pastores e caçadores, e Nkongo Mbila, príncipe protetor dos pescadores e caçadores. Em muitos terreiros, inclusive da nação angola-congo, os adeptos tendem a associá-los a Oxossi. Conforme Tata Katuvanjesi estes dois jinkisi têm a função de auxiliar Mutakalambô. Sua saudação é: Ekuê !!Kabila Duilu (Kabila, Caçador dos Céus).

Nzila, Pambu Njila ou Pambu Nzila
Também conhecida como Aluvaiá, é a divindade protetora dos templos e dos caminhos, está associada ao orixá Exu. Todos o saúdam da seguinte maneira: Kuiá! Luvaiá ngana nzila-Kuia - iva (Aluvaiá, senhor dos caminhos, Viva!)

Tempo ou Kitembo
Kitembo/Tembu está associado ao orixá Irocô ou a Tempo26, deus dos ventos, e atua
na cura de doenças. Sua saudação é: Ekuê !!, Nzara Kitembo – Kitembo Io!(Glória Kitembo – Kitembo do tempo)

Zambi
Nzambi-Mpungu / Nzambi, ou simplesmente Zambi, é o deus da criação e está associado a Olorun ou Olodumaré do candomblé ketu. A respeito dessas divindades, alguns estudiosos crêem não ser muito conhecida e cultuada em todos os terreiros de candomblé angola-congo. Como, por exemplo, Ndundu (deus dos albinos) e Ngonga (divindade da prosperidade e da sorte).

Zazi
Nzazi-Loango ou Kambaranguanji é a divindade dos raios e dos trovões. Está associada a Xangô. Sua saudação é:A-ku-Menekene Usoba Nzaji (Nzaze!, Salve o Rei dos Raios – Grande Raio!).

4 comentários:

  1. eu ja procurei em varios sites, mas não consigo achar meu nkisi,se posivel gostaria q vcs pudessem me ajudar. Meu nkisi se chama
    "Unzingalumbondo",da nação angola,eu sei q é um nksi raro mas por gentileza se puderem me ajudar, ja agradeço desde ja : muito axé a todos

    ResponderExcluir
  2. boa tarde,procuro em sites;nao sei sua origem,história e naçao,o nome é: *TATA ZAMBÉ*. ficarei muito grata se poder me orientar com essa informaçao. obrigado. meu e-mail: fabymm_21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. parabens esse site tfala sobre angolão

    ResponderExcluir