segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Os Inkisis do Candomblé de Angola

Angorô
Também chamada de Hongolo, Hongolo Meia / Menha, deusa das águas doces e do arco-íris. É popularmente conhecida, como Angoro ou Angoroméa, associada a Oxumaré, que é cultuada no candomblé ketu. Por conta dessa aproximação que as pessoas fazem, Hongolo Meia é do sexo feminino. Sua saudação é: Ngana'Kalabasa – Angoro Lê! (Senhor do Arco Íris – Angoro, Hoje!)

Dandaluna
Conhecido é Ndanda Lunda ou Dandalunda / Kissimbi, divindade da água potável e que atua no brotar das raízes. Esta divindade sempre causou uma polêmica, porque uma boa parte dos estudiosos, como Bastide e Prandi, a associa a Iemanjá do rito ketu, enquanto a maioria dos pais/mães-de-santo a aproxima de Oxum. É mais provável que Kissimbi seja uma divindade das águas doces, como a Oxum do candomblé ketu. Seus filhos a saúdam: Mametu Maza Muzenza – “Kissimbi E”! (Oh, Mãe da água doce – Kissimbi Ê!). Saudação: Pêmbele !!

Gangazumba
Nzumba (Zumbaranda, ou ainda Ngangazumba), é a divindade que atua sobre o eclipse e as águas turvas dos pântanos, e está associada a Nanã Buruku. Os fiéis a saúdam: Mametu Ixi Onoká – Zumbarandá (Mãe da Terra Molhada, Zumbarandá!

Gogombira
Tere-Kompenso/Teleku Mpensu ou Ngongobila/Gongobira, divindade protetora dos
pescadores e caçadores. Em alguns terreiros ele está associado a Logun Edé do ketu. Sua saudação é: Mutoni kamona tere Kompenso – Muanza E! Kumenekena !! (Pescador menino Tere-Kompenso – Rio Ê!)

Inkosi
Inkosi, Nkosi/Hosi, em alguns lugares também é chamado de Mukumbi, Ngangula, Xauê. Deus da Guerra é uma divindade ligada à agricultura e protetora dos ferreiros. Alguns sacerdotes associam esse nkisi a Ogum. No entanto, não se furtam de saudá-lo por: Iuna Kubanga Mu Etu – Nkosi, Enengê!! (Aquele que briga por Nós Nkosi E)

Katendê
Katende/Mpanzu, divindade ligada aos encantos, segundo alguns sacerdotes, não se deve invocar Katendê, na língua kimbundu, e Mpanzu, na língua kikongo, porque eles não atenderão. Está associado a Ossain, divindade das folhas no candomblé ketu, embora alguns estudiosos, como Bastide e Carneiro, o aproxime de Irocô (outra divindade do candomblé ketu). Seja como for, os fiéis sempre o saúdam dessa maneira: Kisaba Kiasambuka – Katende! Ulamba!! (Folha Sagrada)

Kavungo
Kavungu, Kingongo, Insumbo/Nsumbo/Nsambo, deus protetor das pestes e doenças, e que também atua na sorte, está associado a Obaluaiê/Omulu da nação ketu. Seus filhos saúdam-no por: Tatetu Mateba Sakula Oiza – “Dixibe”! O Pai da Ráfia está chegando – Silêncio! Também conhecido em algumas regiões por Ntoto, divindade ligada à terra, não encontramos equivalente em outras nações,

Kianda
As sereias são chamadas de Kianda. Quando grafada com letra maiúscula, refere-se à seria de água salgada, a mais poderosa das kiandas, cujos caprichos ospescadores procuram aplacar com oferendas. É equivalente a Iemanjá do candomblé de kêtu. Saudação: Kiuá !!

Lemba Furaman
Talvez a mais importante divindade do panteão afro-bantu é Lembá ou Lembarenguenganga, que é ligada à fecundidade e é patrona do casamento. É uma divindade feminina e assemelha-se a Oxalá. Sua saudação é: Aximane Ngana Zambi !!

Luango
Conforme alguns sacerdotes, é auxiliar de Nzazi. Porém, para outros sacerdotes, este mesmo inkissi é auxiliar de Vunji. Vunji, deus da Justiça, que atua no nascimento das crianças. Por isso, a maioria dos sacerdotes e sacerdotisas aproximam-no aos Ibeji, que são divindades do panteão ketu. Sua saudação é: Umenekena!!, Vunji Pafundi –Vunji’e! (Vunji feliz – Bem-Vindo!)

Matamba
Divindade guerreira dona da paixão, Matamba é a rainha dos raios, dos ciclones,
furacões, tufões, vendavais. Nkisi do fogo, guerreira e poderosa. Mãe dos vumbi (mortos), guia dos espíritos desencarnados, senhora do cemitério, esta divindade está associada a Yansã na nação ketu. Sua saudação: Néngua’Mavanju – “Kíua Matamba”!(Senhora dos Ventos –Viva Matamba!). Bambulu Sena ou Mbulu Sena ou Mvula ou Bamburucema, divindade atuante nas tempestades e chuvas, pode ser considerada uma qualidade do inkissi Matamba. Já Kaiango ou Kaiong'u é uma divindade ligada aos espíritos e à caça, também da mesma família de Matamba.

Mutalambô
Outro importante nkisi é Mutakalambô, que é o deus da caça. Na mesma família temos
Kabila, que é a divindade protetora dos pastores e caçadores, e Nkongo Mbila, príncipe protetor dos pescadores e caçadores. Em muitos terreiros, inclusive da nação angola-congo, os adeptos tendem a associá-los a Oxossi. Conforme Tata Katuvanjesi estes dois jinkisi têm a função de auxiliar Mutakalambô. Sua saudação é: Ekuê !!Kabila Duilu (Kabila, Caçador dos Céus).

Nzila, Pambu Njila ou Pambu Nzila
Também conhecida como Aluvaiá, é a divindade protetora dos templos e dos caminhos, está associada ao orixá Exu. Todos o saúdam da seguinte maneira: Kuiá! Luvaiá ngana nzila-Kuia - iva (Aluvaiá, senhor dos caminhos, Viva!)

Tempo ou Kitembo
Kitembo/Tembu está associado ao orixá Irocô ou a Tempo26, deus dos ventos, e atua
na cura de doenças. Sua saudação é: Ekuê !!, Nzara Kitembo – Kitembo Io!(Glória Kitembo – Kitembo do tempo)

Zambi
Nzambi-Mpungu / Nzambi, ou simplesmente Zambi, é o deus da criação e está associado a Olorun ou Olodumaré do candomblé ketu. A respeito dessas divindades, alguns estudiosos crêem não ser muito conhecida e cultuada em todos os terreiros de candomblé angola-congo. Como, por exemplo, Ndundu (deus dos albinos) e Ngonga (divindade da prosperidade e da sorte).

Zazi
Nzazi-Loango ou Kambaranguanji é a divindade dos raios e dos trovões. Está associada a Xangô. Sua saudação é:A-ku-Menekene Usoba Nzaji (Nzaze!, Salve o Rei dos Raios – Grande Raio!).

29 comentários:

  1. eu ja procurei em varios sites, mas não consigo achar meu nkisi,se posivel gostaria q vcs pudessem me ajudar. Meu nkisi se chama
    "Unzingalumbondo",da nação angola,eu sei q é um nksi raro mas por gentileza se puderem me ajudar, ja agradeço desde ja : muito axé a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Melissa,

      Zingalubondo ou Unzingalumbondo é um Nkisi que está relacionado ao arco-íris que circunda a lua. Sendo por isso, associado a um determinado caminho-qualidade do Orixá Oxumarê e também a um Vodun Jeje da Família de Dãn. Apesar de haver liturgia e cânticos próprios dentro da Nação Angola-Congo para esse Nkisi, alguns sugerem que em verdade seria um Vodun assimilado por essa tradição religiosa.

      Excluir
  2. boa tarde,procuro em sites;nao sei sua origem,história e naçao,o nome é: *TATA ZAMBÉ*. ficarei muito grata se poder me orientar com essa informaçao. obrigado. meu e-mail: fabymm_21@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tata Nzambi quer dizer o Pai maior LEMBA NAÇÃO ANGOLA OU OXALÁ NAÇÃO KETU

      Excluir
  3. parabens esse site tfala sobre angolão

    ResponderExcluir
  4. Não existe Angolão, existe Angola Tumbajunçara e Angola Bate-folha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tumbajunçara e Bate folha, são dois terreiros da Bahia e não uma divisão da nação Angola!

      Excluir
  5. Poderia me informar se há alguma forma ou nzila, pambu jila que é feminino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só na Nação Angola que Pambu Nzila, variante FEMININA de Nzila, é iniciada.
      E ainda assim há dovergências.

      Excluir
    2. Divergências, eu quis dizer...kk

      Excluir
  6. Há na nação de angola alguma qualidade de aluvaia que seja feminino?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, estou procurando saber melhor sobre Bamburucema, li muita coisa sobre ela ser hamba de matamba, mas gostaria de conhecer mais detalhes sobre esse nkisi, seu domínios, dizem que bamburucema, diferentemente de matamba ou até mesmo de kaiango não é uma nkisi diretamente ligada ao fogo, mas seria mais ligada às águas e aos ventos, mas não acho nada concreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bamburucema e uma qualidade de matamba que caminha com os exus.

      Excluir
  8. Gostaria de saber como agradar nvunji no Angola.sou raiz massanganga.

    ResponderExcluir
  9. marceloxdsilva@yahoo.com.br
    Meu email é este ,se estiver algo pode mandar

    ResponderExcluir
  10. Tumba Junsara e Bate folha são as raizes mais conhecidas. Todavia há Manadeui, tombeisi etc.. assim como há alaketu com várias nomenclaturas pois existem ramificações da NAÇÃO Alaketu também. Angola é tão abrangente como Alaketu e Djeje.

    ResponderExcluir
  11. Unzingalumbondo é um Inkisse feminino pouco conhecido, porém existe e há cantigas e fundamentos próprios.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber como encontrar livro ou uma escola que fale da naçao angola 0 emei pgomessilva2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se tem algum site que fale sobre Digina.
    Da nação Angola e ós significados de cda Digina de Nkisi

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se tem algum site que fale sobre Digina.
    Da nação Angola e ós significados de cda Digina de Nkisi

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se tem algum site que fale sobre Digina.
    Da nação Angola e ós significados de cda Digina de Nkisse.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se tem algum site que fale sobre Digina.
    Da nação Angola e ós significados de cda Digina de Nkisse.

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber sobre mina lugando e´mesmo que mourylece

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde td bem eu quero saber se alguém pode me passar o ATECUMÀ completo e mail kassubenka@gmail.com, eu tinha completo porém eu o perdi por desleixo fico agradecido

    ResponderExcluir
  19. Boa noite! Já procurei em vários lugares alguma coisa referente á qualidade de Oxóssi na nação de Angola que se chama Tawamin, que inkisse é esse? Ficaria muito feliz se puderem me ajudar.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, sou feito na nação Angola na raiz viva Deus essa raiz alguém sabe me dizer vem de onde , já procurei w não achei nada.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Queria saber o inkisi pembele corresponde a qual orixá?

    ResponderExcluir